Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
De acarajé a sorvete nas nuvens, 3º Festival de Food Truck tem opções para todos os gostos

O Festival de Food Truck, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Turismo (Setur), traz na sua 3ª edição opções atraentes para todos os gostos neste feriado do Dia da Independência. Dos tradicionais trucks de lanches artesanais e bebidas a carinhos de acarajé, comida árabe, sorvete nas nuvens e até um trailer em formato de granada.

#PraCegoVer: Público nas mesas sob o toldo na Praça da Cultura (Foto: Luis Gava/PMC)

A baiana de Caraguatatuba, Selma de Jesus Nascimento, mora há 30 anos em Caraguatatuba e participa do evento pela primeira vez. Ela conta que sua expectativa é boa e quer vender muito acarajé nos quatro dias de festival.

“Acarajé é no ponto da Selma, o saborzinho da Bahia”, convida.

Expectativa boa também tem Ermânio de Almeida Silva que chega à cidade pela primeira vez com seu truck em formato de granada. Isso mesmo, uma granada camuflada que remete ao Exército, o que justifica o nome de Batatalhão.

Ele conta que colegas que já participaram de outras edições o inspiraram a se inscrever a trazer seu produto que considera bem diferenciado. “É batata frita, mas não é qualquer batata, ela tem todo um conceito e tenho certeza que os visitantes vão adorar”. Detalhes, ele promete que todo prato fica pronto em dois minutos.

Para os pequenos e também apaixonados por guloseimas, uma das opções é o sorvete nas nuvens. Quem conta essa novidade é Dayson Rodrigues que revela parte do cardápio: sorvete de baunilha, com cobertura de nutella ou outras e por cima algodão doce.

Tem também um bolinho em formato de peixe, como se fosse um crepe, servido com sorvete. “Essa sobremesa pode ser consumida no frio ou calor”, revela Rodrigues.

Mão de obra

Como todos os eventos realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, o Festival de Food Truck vem para preencher uma lacuna na chamada baixa temporada e aumentar a geração de emprego neste período.

#PraCegoVer: Grupo sentado à mesa em frente a um dos trucks (Foto: Luis Gava/PMC)

Em quatro dias, são cerca de 230 empregos gerados dentro dos trucks e na parte operacional como limpeza, segurança, bombeiros, montagem de som, entre outros.

Bom para Wembley de Castro Ferreira, o Digo, 25 anos, morador de Caraguatatuba. Deficiente físico, ele aproveitou o festival para pedir emprego temporário e trabalhar na equipe de limpeza do espaço, como fez nos Festivais da Tainha e do Camarão.

“Eu vim aqui e consegui uma vaga. Se tiver mais emprego, vou continuar pedindo para trabalhar”, diz o jovem formado em administração que revela que enquanto não surge uma oportunidade de emprego na sua área, faz alguns bicos.

A 3ª edição do Festival de Food Truck será realizada até domingo, na Praça da Cultura, no Centro. De acordo com o secretário de Turismo, Cristian de Souza, são esperadas cerca de 20 mil pessoas nos quatro dias do evento, nesta sexta-feira ela fica aberta das 18h à 0h, e no sábado e domingo (07 e 08/09),  das 12h à 0h.

Além da alimentação, tem ainda a Feira de Agricultura Familiar, com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e a Feira de Artesanato, em parceria com a Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc).

#PraCegoVer: Uma mulher adulta e uma criança seguram, cada uma, o sorvete nas nuvens (Foto: Luis Gava/PMC)

A proposta é fazer com que as pessoas aproveitem o festival e ainda conheçam mais sobre a produção de alimentos cultivados pelos agricultores locais. Dentre os produtos em exposição estão doces à base de Cambuci, geleias, antepastos, cachaças de cambuci, paçocas, biscoitos artesanais, doce de banana na palha e diversas hortaliças e frutas.

Segundo o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ailton de Carvalho, a feira é uma excelente oportunidade das pessoas conhecerem os agricultores e os produtos naturais que são oferecidos.

“Contamos com oito expositores animados e com produtos frescos de ótima qualidade. Nosso objetivo é que as pessoas curtam o festival e ainda aproveitem o que a agricultura apresenta de melhor”.

Na Tenda de Artes e Artesanatos participam 31 artesãos e artistas plásticos da cidade com produtos como artesanato em geral, quadros e esculturas. Ainda na área cultural tem o Espaço Kids e todas as noites o público pode apreciar shows com músicos locais.

Confira a programação abaixo.

Sexta-Feira (06/09)

20h – Zamba

22h – Banda Feira Livre

Sábado (07/09)

14h – Thikinho & Banda

16h – Conexão Central

18h – Resilien

20h – Bossa Gringa

22h – Iris Manz & Banda

Domingo (08/09)

14h – Tribo Caiçara

16h – Monique Ellyn & Banda

18h – Gigi Marques & Kayara

20h – Saquaritá

Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910