Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Reunião da Aprecesp abre portas para turismo chileno em Caraguatatuba

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) realizou nesta terça-feira (10/03), na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, a reunião sobre o projeto “Interior Paulista para Chilenos”.

O encontro foi liderado por Marcelo Rodríguez, diretor comercial da Sky Airline, empresa de voos chilena, e teve o objetivo de apresentar o projeto detalhadamente para gestores públicos e iniciativa privada do Circuito Litoral Norte, composto pelas cidades de Caraguatatuba, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.

#PraCegoVer: Marcelo Rodríguez, de blusa social, está segurando um papel, no qual está lhe auxiliando para a explicação do projeto (Foto: Divulgação / PMC)

Segundo Rodríguez, muitos chilenos que visitam o Estado de São Paulo conhecem apenas a capital. “Mais de 575 mil chilenos visitam o Brasil todo ano, mas a maioria passa a sua estadia na capital, pois não conhece as belezas do interior de São Paulo e seu litoral”, explica.

Ainda segundo Rodríguez, o Chile é o país da América Latina com mais conexões aéreas para o Brasil e os turistas chilenos gastam, em média, mais de US$ 870 (R$ 4.172) por pessoa, em seis dias de estadia.

“O Chile tem uma das economias mais fortes da América do Sul e com o projeto liderado pela Sky Airline queremos trazer estes turistas para o interior paulista e litoral, aumentando a economia dos municípios próximos à maior cidade do Brasil”, comenta.

O diretor comercial da Sky Airline, explica, ainda, que uma das ideias do projeto é a criação da Casa São Paulo, que ficará localizada em Santiago, na capital do Chile. O espaço está projetado para ter seis salas e terá a cara e o costume de todo o estado paulista como, por exemplo, televisores mostrando praias, tradições, paisagens e outros detalhes de São Paulo.

O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, avalia o encontro como uma oportunidade de fomentar ainda mais o turismo da cidade, junto com o da região.

“Apresentar Caraguatatuba para o turista chileno é um perspectiva muito boa. Eles são um tipo de turistas que podem ajudar muito em nossa baixa temporada”, comenta o secretário. “Nós esperamos que este projeto seja bem aceito em todo Estado de São Paulo, pois beneficiará todas as cidades”, reforça.

Já para o secretário executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, receber a explicação de um profissional que sabe e entende o que os chilenos querem foi uma ótima experiência para os gestores públicos e privados.

“O Marcelo Rodríguez sabe exatamente o que os chilenos gostam, querem quando viajam e o que eles preferem consumir. As cinco cidades do Circuito Litoral Norte têm um potencial incrível e com o projeto podem realizar um turismo muito mais qualificado para a região”, diz Monteiro.

 

Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910